quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

LittleBigPlanet 2 (PS3)

 Muitos de vocês certamente se recordam do lançamento de LittleBigPlanet em 2008 para a PS3. Para além de ser um dos primeiros exclusivos da PS3, LittleBigPlanet chegou totalmente localizado em Português, com voz de Nuno Markl, e um personagem ímpar que rapidamente se transformou na nova mascote da Sony, o Sackboy (ou Sack Coiso em Português).

 Passados cerca de três anos do lançamento de LittleBigPlanet, Sackboy regressa à PS3, em LittleBigPlanet 2, e volta a inundar a consola da Sony com cor, vida e várias horas de criação e desenvolvimento de níveis ou jogos, sendo esta uma das grandes novidades.

 À primeira vista, LittleBigPlanet 2 continua idêntico ao seu antecessor, com o seu estilo muito próprio de plataformas e com elevados níveis de personalização e, principalmente, de criação, algo que se destacou neste jogo. Contudo, é à medida que vamos jogando que iremos descortinar algumas das grandes diferenças, comparativamente com o título anterior, e o trabalho empregue pela Media Molecule.

 Começando pelo modo “estória”, LittleBigPlanet 2 apresenta-se como uma sequela directa e nele iremos continuar a seguir as aventuras do amável Sackboy que se vê envolvido numa alhada interdimensional. Tudo começa com um aspirador gigante que suga todos os habitantes de LittleBigPlanet, incluindo Sackboy. Larry Da Vinci, líder de uma organização secreta chamada “A Aliança” vem em seu auxilio e juntos irão tentar erradicar esta nova ameaça que tem o nome de Negativitron.

 Como acontecia com o seu sucessor, LittleBigPlanet 2 apresenta-se totalmente localizado no nosso idioma e conta (mais uma vez) com a voz de Nuno Markl e mais uns ilustres conhecidos que dão voz a personagens como o Da Vinci e os restantes que não vou dizer para não estragar a surpresa. Esta é uma das novidades de LittleBigPlanet 2, pois todas as personagens que vamos encontrando no decurso da nossa jornada têm agora uma voz durante as cut-scenes, sempre com a qualidade a que a Sony nos tem vindo a habituar nas suas variadas localizações.

 A mecânica de jogo mantém-se fiel à do seu antecessor mas com algumas novas estreias. Começamos na nossa cápsula e através dela iremos aceder aos sítios que mais nos interessam, como o modo “estória”, ao nosso planeta e até à comunidade LittleBigPlanet. O modo “estória” oferece 30 níveis distintos, espalhados por vários planetas, todos eles com o seu estilo próprio e caracterização que os distingue uns dos outros e nos oferecem experiências novas ao longo de mais de uma dezena de horas de jogo.

  Porém, a aventura de Sackboy começa com os níveis simples de Larry Da Vinci, onde nos é relembrada  os princípios básicos da jogabilidade de LittleBigPlanet. Mas é para lá destes níveis introdutórios que começamos a chegar àquelas partes emocionantes, que tínhamos visto nos mais variados trailers de LittleBigPlanet 2. Estou a falar das partes em que controlamos uma abelha num shooter em 2D horizontal ou pegamos num rato e fazemos uma corrida, onde teremos de apanhar pontos e passar a linha da meta em primeiro. Mas LittleBigPlanet 2 vem trazer mais que uma imaginação fértil da Media Molecule na criação de níveis para o modo estória, e foi a pensar nisso que foram introduzidos novos elementos na mecânica do jogo.

 Uma das novas ferramentas introduzidas, foi feita com o propósito de nos saltar e trata-se de uns paneis que se encontram no chão e nos permitem chegar a pontos mais altos com alguma classe e prestígio. Isto porque se repararem com atenção, o Sackboy faz mortais e piruetas dignas de uma avaliação de um júri da especialidade. O gancho veio trazer alguma espectacularidade à maneira como se joga em LittleBigPlanet 2, fazendo-nos parecer um autêntico Homem-Aranha. É usado para nos agarrarmos a determinadas plataformas existentes no nível e nos permitirão ultrapassar obstáculos presentes no cenário, como painéis electrificados ou resolver puzzles. É também através do gancho e de outras situações que percebemos que LittleBigPlanet 2 possui um sistema de físicas mais apurado que o primeiro. As físicas são bastante visíveis quando, por exemplo, temos uma situação em que temos de carregar sackbots para um determinado local e notamos que quanto mais sackbots levarmos mais difícil  se torna a transportação dos mesmos, embora por vezes a jogabilidade pareça um pouco desajeitada.  

  Espalhados pelos cenários estão também inúmeros autocolantes e itens para a personalização do nosso Sackboy e como acontecia com o seu predecessor, existem zonas que requerem a cooperação de outros Sackboys. Esta é mais uma das vantagens de LittleBigPlanet e uma mais valia para o seu divertimento. A qualquer altura do jogo, podem-se juntar mais três pessoas e passar a campanha completa, cooperativamente, enquanto distribuem umas chapadas e atiram os outros para a morte.

 O modo estória desenrola-se uma forma que irá agradar a todas as audiências, com a sua variedade, cor, luz, música e o prazer que nos dá em descobrir o que vem a seguir. Os cenários são vivos e a música ritmada ou não, acompanha-nos pela aventura e dá-nos uma experiência diferente a cada nível. Aos poucos, percebemos que o modo estória de LittleBigPlanet 2 é uma aventura única e uma maneira de nos mostrar as ínfimas possibilidades que o jogo nos oferece no modo de criação.

 É imperativo dizer que LittleBigPlanet 2 é  um pacote muito mais completo que o seu predecessor. Digo isto porque, certamente, muitos de vocês se lembram do lema do jogo: Jogar, Criar e Partilhar. Um dos grandes alicerces do LittleBigPlanet 2 é mesmo a experiência de criar e partilhar com o mundo e, se pensavam que tinham visto tudo no LittleBigPlanet, preparem-se porque a Media Molecule elevou os padrões nesta nova aventura do SackBoy.

  Com LittleBigPlanet 2 vêm 50 novos tutoriais que podem ser vistos pela ordem que vocês quiserem e toda uma variedade de novas ferramentas que vos irão deixar entretidos por várias horas, dias ou meses. A prova disso, está na tentativa notória da Media Molecule manter a construção de níveis simples mas, ao mesmo tempo, dar a oportunidade de se poder construir, criar algo, que não era possível no jogo anterior seja um simples nível, um jogo de corridas ou um FPS.


 Se vocês são veteranos no que toca à criação de níveis em LittleBigPlanet, então irão sentir-se em casa no preciso momento em que irão ver as “velhas” ferramentas existentes no jogo original e todo um novo set delas, feitas de propósito para que vocês possam dar azo à vossa imaginação. Eu poderia escrever numerosos parágrafos sobre as ditas ferramentas, no entanto, parte da grande experiência do jogo centra-se na descoberta das vossas ferramentas preferidas e transpor para o jogo o que vos vai na mente.


  A personalização do nosso mundo também foi afectada e se antes apenas tínhamos um simples autocolante, agora, é possível decorar o nosso mundo por completo, dar-lhe textura, cor e torná-lo visualmente apelativo, sendo visível para todos os outros membros da comunidade LittleBigPlanet 2 que decidam visitá-lo e aventurar-se pelos nossos níveis.

  Mas de todas as grandes adições de LittleBigPlanet 2, existe uma que merece todo o destaque. Estou-me a referir à introdução dos sackbots, que não passam de bonecos, totalmente personalizáveis, aos quais podemos associar determinadas acções, que irão ser seguidas à risca pela fantástica IA de LittleBigPlanet 2. A possibilidade de criarem cut-scenes dinâmicas e poderem desenvolver uma história ou um jogo, faz com que LittleBigPlanet 2 seja a ponte entre uma forma de entretenimento e uma aplicação/ferramenta.

 Depois de algum tempo a mexer com as ferramentas de criação de LittleBigPlanet 2, percebi que de facto não é preciso um génio para criar um simples nível mas sim uma boa imaginação e criatividade, e penso que seja isso que a Media Molecule realmente pretende alcançar com LittleBigPlanet 2. Não será de estranhar se daqui a uns meses vejamos criações bastante complexas ou até curtas-metragens com um nível de qualidade bastante bom.

  São todos estes elementos que quando combinados fazem de LittleBigPlanet 2 mais que um mero update, como alguns chegaram a dizer. Tudo se conjuga de forma simples, fluída, colorida e divertida dentro de um Blu-Ray que, para além de conter LittleBigPlanet 2, contém também o LittleBigPlanet Prehistoric Moves, um jogo que prima pela cooperação e que faz uso do Playstation Move.

 LittleBigPlanet 2 é uma bonita maneira de vocês se expressarem e experienciarem uma aventura engraçada que inevitavelmente agradará a todos os fãs de plataformas e, principalmente, do nosso querido SackBoy. LittleBigPlanet 2 é uma porta que se abre e nos mostra que existem pessoas talentosas não só na Media Molecule mas também espalhadas por esse mundo fora. 

Vejam o Trailer do Jogo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário